Como manter um controle financeiro efetivo?
A gestão financeira é um dos fatores decisivos para que
uma empresa caminhe com as próprias pernas. E alguns pontos importantes devem
ser observados no momento de montar um plano gerencial. Confira algumas dicas
valiosas que o LeveEstilo preparou para você:
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o demonstrativo que apresenta ao
gestor qual a real situação financeira da empresa, ou seja, quanto de fato
existe em caixa. Analise com atenção os dados apresentados nos relatórios para
evitar endividamentos desnecessários. Aprenda a interpretar os dados e fazer o
balanço de quanto a sua empresa tem para receber e quanto tem de contas para
pagar. A diferença destes valores já mostrará um indicativo se sua empresa está
gastando mais do que ganha ou se existe a possibilidade de novos investimentos.
Controle de
estoque:
O controle de estoque é essencial para a economia da sua
empresa. Pois é através dele que você define a necessidade de novas compras ou
se é hora de pisar no freio e começar a promover campanhas de vendas para
“desencalhar” produtos em excesso.
Um estoque bem controlado também ajuda a evitar
imprevistos no momento de ofertar um serviço a um cliente, pois um determinado
produto pode ser necessário para a sua execução.
Precificação:
Precificar seus serviços é uma questão que pode tirar o
sono do empreendedor, preocupado em gerar faturamento sem descuidar da
satisfação do cliente. Encontrar o equilíbrio não é fácil, mas algumas dicas
podem ajudar.
Os seguintes fatores devem ser considerados na hora de
estabelecer os preços: Custo, Concorrência, Consumidor e Valor Agregado.
O custo engloba tudo o que é necessário para a realização
do serviço, desde matéria-prima a impostos.
A concorrência é um tópico que não pode ser deixado de
lado. É necessário fazer uma comparação do seu preço com os da concorrência.
Sobretudo porque os concorrentes podem nos forçar a seguir o seu preço, de
acordo com a dinâmica de mercado.
Porém, também é preciso levar em conta aquilo que o
cliente está disposto a pagar. Faça pesquisas de mercado, avalie o cenário
econômico e conheça bem o perfil do seu público-alvo, sobretudo seus hábitos de
consumo, poder aquisitivo e suas necessidades reais.
Gere um valor agregado para o seus serviços. Quando um
produto atende às necessidades e desejos de um consumidor, estabelece-se um elo
entre o cliente e o estabelecimento, que pode e deve ser valorizado. Por meio
desta ligação, o cliente percebe um mesmo preço como mais caro ou menos caro.
Fonte: Equipe Leve Estilo
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