Como manter um controle financeiro efetivo?

A gestão financeira é um dos fatores decisivos para que uma empresa caminhe com as próprias pernas. E alguns pontos importantes devem ser observados no momento de montar um plano gerencial. Confira algumas dicas valiosas que o LeveEstilo preparou para você:

Fluxo de caixa



O fluxo de caixa é o demonstrativo que apresenta ao gestor qual a real situação financeira da empresa, ou seja, quanto de fato existe em caixa. Analise com atenção os dados apresentados nos relatórios para evitar endividamentos desnecessários. Aprenda a interpretar os dados e fazer o balanço de quanto a sua empresa tem para receber e quanto tem de contas para pagar. A diferença destes valores já mostrará um indicativo se sua empresa está gastando mais do que ganha ou se existe a possibilidade de novos investimentos.

Controle de estoque:



O controle de estoque é essencial para a economia da sua empresa. Pois é através dele que você define a necessidade de novas compras ou se é hora de pisar no freio e começar a promover campanhas de vendas para “desencalhar” produtos em excesso.

Um estoque bem controlado também ajuda a evitar imprevistos no momento de ofertar um serviço a um cliente, pois um determinado produto pode ser necessário para a sua execução.

Precificação:



Precificar seus serviços é uma questão que pode tirar o sono do empreendedor, preocupado em gerar faturamento sem descuidar da satisfação do cliente. Encontrar o equilíbrio não é fácil, mas algumas dicas podem ajudar.

Os seguintes fatores devem ser considerados na hora de estabelecer os preços: Custo, Concorrência, Consumidor e Valor Agregado.

O custo engloba tudo o que é necessário para a realização do serviço, desde matéria-prima a impostos.

A concorrência é um tópico que não pode ser deixado de lado. É necessário fazer uma comparação do seu preço com os da concorrência. Sobretudo porque os concorrentes podem nos forçar a seguir o seu preço, de acordo com a dinâmica de mercado.

Porém, também é preciso levar em conta aquilo que o cliente está disposto a pagar. Faça pesquisas de mercado, avalie o cenário econômico e conheça bem o perfil do seu público-alvo, sobretudo seus hábitos de consumo, poder aquisitivo e suas necessidades reais.


Gere um valor agregado para o seus serviços. Quando um produto atende às necessidades e desejos de um consumidor, estabelece-se um elo entre o cliente e o estabelecimento, que pode e deve ser valorizado. Por meio desta ligação, o cliente percebe um mesmo preço como mais caro ou menos caro.



Fonte: Equipe Leve Estilo

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